Recebimento de produtos avariados

 Recebimento de produtos avariados




Já aconteceu no seu negócio? O que você faria?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), qualquer defeito ou problema do produto são de total responsabilidade dos fabricantes. Com isso, todos os danos materiais e morais causados ao consumidor devem ser ressarcidos pelo fornecedor do produto de forma geral. 

Primeiro, vamos entender o que é um produto avariado.

As avarias são estragos, dano ou prejuízo, ao material armazenado ou transportado ocorrendo riscos, alteração da cor, amassados que podem ter sido causados durante o transporte.

O que significa avaria no estoque?

Trata-se de quando o item é danificado parcialmente ou integralmente. Muitas vezes a avaria acontece antes mesmo de chegar no estoque da loja, durante o transporte e o manuseio feito pelo fornecedor. Existem também casos onde elas acontecem internamente.

Principais tipos de avarias de carga

A viagem é longa e as chances de avarias de carga são grandes se ela não estiver bem protegida. Os danos mais comuns que podem acontecer no caminho são:
Cargas quebradas, arranhadas, desgastadas, marcadas, com alterações e inchadas.

Como evitar avarias de carga?

1) Treine seu time de recebimento e entrega. Os responsáveis pelo recebimento e entrega dos produtos têm um papel fundamental na prevenção de avarias de carga, então é essencial os treinar com foco nisso.

Algumas informações valiosas para repassar no treinamento são:

- Não pisar ou sentar nas embalagens;
- Não arrastar as embalagens;
- Não usar as fitas plásticas para carregar a carga;
- Ficar atento às recomendações da embalagem quanto ao número máximo de volumes que podem ser empilhados;
- Não deixar as cargas expostas a chuvas ou sol forte;
- Não jogar as cargas dentro do veículo;
- Antes de colocar as cargas no veículo, verificar as condições internas do caminhão e buscar por pontos que possam causar avarias de carga, como pregos ou parafusos;
- Ao colocar a carga no veículo, a amarrar bem para que ela não se movimente lá dentro;
- Em casos de embalagens pesadas, carregar em duas ou mais pessoas;

2) Use embalagens que garantam a segurança da carga


Se preocupar com a embalagem dos produtos é fundamental para evitar avarias de carga. Faça escolhas estratégicas e que vão garantir a segurança dos itens em casos de movimentações bruscas.

Considere algumas características dos produtos antes de escolher a embalagem ideal, como:

- Cargas pontiagudas podem perfurar as embalagens;
- Itens frágeis merecem o dobro de proteção;
- Espaços vazios nas embalagens devem ser preenchidos para evitar a movimentação da carga;
- Fitas plásticas ajudam na proteção de umidade e odores;
 - Materiais de amortecimento ajudam a prevenir avarias causas em manuseios.

3) Adote equipamentos que reduzem riscos de avarias de carga
Alguns equipamentos ajudam na prevenção de avarias de carga, como no caso de empilhadeiras  e paletes para carga e descarga, que evitam que os materiais sejam arrastados.

4) Faça o monitoramento de suas operações
A escolha de um trecho com estradas em péssimas condições pode agravar o risco de avarias de carga, mas isso pode ser driblado se você fizer o monitoramento de suas operações.

5) Mantenha uma boa gestão de estoque
Engana-se quem pensa que as avarias de carga acontecem somente após que o produto sai do estoque. Esses erros podem acontecer dentro do próprio armazém caso não haja uma boa gestão.

Por isso a importância de manter uma boa gestão de estoque, que verifique toda a organização interna do armazém, garantindo a segurança dos produtos.

6) Foque na organização do caminhão

A ordem da organização do caminhão é sempre manter os produtos mais pesados embaixo e que todas as cargas fiquem juntas, a fim de evitar espaços que as movimentam de um lado para o outro durante o trajeto.

Respeitadas estas medidas, assim como o atendimento de condições básicas em todas as demais etapas da cadeia, garantimos um produto seguro, além de evitar o desperdício de alimentos.
Avaliação da origem das diversas não conformidades que podem surgir ao longo de todo o percurso dos alimentos, isso só será possível se todos os elos estiverem comprometidos com questões de segurança de alimentos, assumindo suas responsabilidades. 
O controle de processos que estão sob sua responsabilidade, além de um boa gestão de fornecedores, incluindo os que citamos aqui: transporte, logística e armazenamento.
Entenda mais sobre o assunto! Entre em contato conosco!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o nome NGPK?

Iniciando novas atividades! NGPK - Qualidade e Segurança em Alimentos

Contaminação cruzada de alimentos