Produtos de limpeza que podem causar perdas auditivas

Produtos de limpeza X perda auditiva


Produtos de limpeza que podem causar perdas auditivas quando inalados

Existem alguns produtos químicos que podem causar perda auditiva se inalados, vocês os conhecem e sabe onde encontrar esta informação?

ACGIH (Trata-se de uma associação privada de profissionais de higiene ocupacional e outros relacionados): Ototóxica -A designação oto para distúrbios auditivos na coluna anotação destaca o potencial da substância química sozinha ou em combinação do ruído em intensidade inferior a 85 dba em causar danos à audição.

 Devemos ir além de EPI´s, auxílios administrativos, engenharia para controlar, implantando um PCA, pois ainda não existe um limear seguro. 

Esses 3 itens estão interligados: perda auditiva x ruído x agentes químicos inalados.

Inalação de substâncias químicas ototóxicas pode levar perda auditiva. 

O que são substâncias ototóxicas?

Os produtos químicos ototóxicos são classificados como neurotóxicos, cocleotóxicos ou vestibulotóxicos, de acordo com a parte da orelha que danificam, e podem alcançar o orelha através da corrente sanguínea e causar danos às partes internas da orelha e vias neurais.

Exemplo: Estireno e Tolueno.

O ruído mesmo baixo, pode agravar juntamente com o uso dessas substâncias. A combinação destes dois podem causar a perda auditiva do colaborador.

Sendo assim é muito importante realizar os monitoramentos biológicos e químicos, pois não existe um limear seguro. A implementação do PCA: Perda de capacidade auditiva também deve ser rastreada.

Materiais utilizados para pesquisa:NR15, Decreto 3048 (anexoIV), LINACH, ESOCIAL (tabela 23).


Ficou com dúvida?

Entre em contato conosco!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o nome NGPK?

Iniciando novas atividades! NGPK - Qualidade e Segurança em Alimentos

Contaminação cruzada de alimentos